Newsletter ISMT

Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº 45 > julho e agosto.2016

MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (X Edição)

Estão abertas as candidaturas à X Edição do Mestrado em Psicologia Clínica, uma parceria entre o ISMt e o Instituto Politécnico de Leiria. O curso oferece três áreas de especialização (Psicoterapia Psicodinâmica; Terapias Cognitivo-Comportamentais; Terapias Familiares e Sistémicas) e tem protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para a realização de estágios que posibilitam a inscrição na OPP e o acesso ao exercício da atividade profissional

Duração do curso: 4 semestres
N.º de Créditos: 120
Horário: pós-laboral

*Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

* Protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para a realização de estágios, que possibilitam, desde que preenchidos todos os requisitos, a inscrição na OPP e o acesso ao exercício da atividade profissional.

Para mais informações:
ISMT
Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefone: 239 488 0 43/44
E-mail: esae@ismt.pt
Site: www.ismt.pt

IPL
Dra. Carina Marques
Telefone: 244 845 300
E-mail: carina.marques@ipleiria.pt
Site: esslei@ipleiria.pt

Candidaturas online

 

PÓS-GRADUAÇÕES 2016/2017: CANDIDATURAS ABERTAS

Até 26 de setembro está aberta a 3ª fase de candidaturas aos cursos de pós-graduação em Audiovisuais e Multimédia; Design Empresarial; Social Media Marketing e Multimédia; Empreendedorismo Criativo; Gestão das Organizações do Terceiro Setor; Avaliação e Intervenção com Fanílias em Risco e Perigo; Psicoterapia Breve; Psicoterapia da Criança e do Adolescente; Psicoterapia Psicanalítica; Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais em Perturbações Psicológicas e Problemas de Saúde.

Este ano o ISMT oferece novos cursos de Pós-Graduação em Literacia Mediática na Era Digital e Desenvolvimentos de Conteúdo Mobile.

Mais informações aqui.

 

ABERTAS CANDIDATURAS ÀS LICENCIATURAS DO ISMT

O ISMT tem a decorrer vários concursos de acesso às suas Licenciaturas: regime geral de acesso, concurso especial para candidatos maiores de 23 anos, concurso especial para titulares de cursos de especialização tecnológica, concurso especial para titulares de um diploma de técnico superior profissional, concurso especial para titulares de outros cursos superiores, concurso especial para estudantes internacionais, regimes de reingresso e de mudança de par instituição/curso no ensino superior.

OFERTA LETIVA 2016/2017:

- Design de Comunicação
- Multimédia
- Jornalismo
- Contabilidade e Auditoria
- Comunicação Empresarial
- Gestão
- Gestão de Recursos Humanos
- Psicologia
- Serviço Social
- Informática (2 áreas de especialização: Sistemas de Informação Empresariais - Desenvolvimento de Software)

Informações
Linha de apoio: 808 20 80 30
Telefone: (+351) 239 488 041
E-mail: candidaturas@ismt.pt

Mais informações aqui.

I EDIÇÃO DO CURSO EM EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA DIGITAIS

O Instituto Superior Miguel Torga abre candidaturas à I edição do Curso em Educação para os Media Digitais até ao dia 30 de setembro

O curso Curta Duração em Educação para os Media Digitais aborda questões salientes do campo da literacia para os media no novo ambiente mediático digital, com o principal propósito de que os discentes sejam capazes de adaptar a pedagogia associada à Educação para os Media aos seus contextos profissionais específicos.

Com este curso pretende-se que os discentes sejam capazes de: a) Adquirir conhecimento sobre os propósitos e os fundamentos da literacia mediática, especialmente em relação aos media digitais; b) Adquirir conhecimento sobre os recursos pedagógicos disponíveis associados à Educação para os Media; c) Compreender a importância dos media na vida das crianças e dos jovens e no seu conhecimento do mundo; d) Implementar os propósitos da Educação para os Media nos contextos formais de aprendizagem.

O curso tem a duração de 20 horas e funciona ao sábado.

A coordenadora científica é a Doutora Patrícia Silveira, doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Participou nos Projetos ´e-Media Education Lab`, co-financiados pela União Europeia, ´Escolinhas Criativas` (financiamento pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional) e ´A Política das Alterações Climáticas: discursos e representações` (financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Em 2012, realizou um período de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona, durante o qual colaborou com o Projeto ´EMEDUS - European Media Literacy Education Study`.

Mais informações aqui.

VAMOS FALAR SOBRE...

Vamos falar sobre...' é uma rubrica mensal lançada pelo DCA. Pretendemos convocar todos os docentes a falarem sobre um tema específico, da sua área de interesse profissional, para que conste em podcast no nosso site e assim darmo-nos a conhecer melhor a toda a comunidade académica do ISMT.

Em julho “Vamos falar sobre...” Podcast com o Dr. Francisco Amaral.

INFORMAÇÕES

> Curso Diretor de Segurança: estão abertas as candidaturas à II edição do curso de Diretor de Segurança. O curso visa proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados sobre os diversos tipos de segurança que fazem parte do currículo do curso e aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos na área da segurança, especialmente na formação específica para o exercício de funções de direção e de gestão de segurança. Mais informações: esae@ismt.pt

> Época Especial: pode conferir as datas atribuídas a cada uma das UCs para a época que irá decorrer de 7 a 14 de setembro. O acesso a esta época está sujeita a requisitos específicos e implica prévia submissão de Requerimento no ESCA com posterior inscrição nos serviços de secretaria, mediante os prazos previstos no calendário escolar deste ano letivo. Mais informações aqui.

> O ISMT informa que estão abertas as candidaturas aos cursos de 1º ciclo do ISMT pelo regime de reingresso e mudança de instituição/curso. A terceira fase decorre até 02 de setembro.

> O ISMT informa que estão abertas em permanência as candidaturas aos Mestrados do ISMT para Titulares de Curso de Licenciatura Pré-Bolonha e Experiência Profissional. Saiba mais no nosso site.

Aconteceu no ISMT

> O ISMT promoveu, na sua página do Facebook, um passatempo dedicado à sua comunidade: a fotografia de uma paisagem de férias com mais likes recebe um exemplar do livro "Marketing Digital & E-Commerce".

> O ISMT esteve, como habitualmente, na EXPOFACIC para apresentar a sua oferta letiva para o ano letivo de 2016/2017.

 

Atividades Científicas dos Docentes do ISMT

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT

> O Dr. Frederico Fonseca apresentou no IX Congresso Português de Sociologia a comunicação "Envelhecimento e infoexclusão: um retrato da sociedade portuguesa", em co-autoria com as Professoras Doutoras Fernanda Daniel e Inês Amaral.

> A Professora Doutora Inês Amaral, em co-autoria com a Professora Doutora Fernanda Daniel, apresentou a comunicação "Ageism and IT: Social Representations, Exclusion and Citizenship in the Digital Age" naInternational Conference on Human Aspects of IT for the Aged Population em Toronto, no Canadá. A docente participou ainda no livro "Marketing Digital & E-Commerce", coordenado pelo Professor Doutor Jorge Remondes, com o capítulo "As ferramentas de comunicação 2.0 como promotoras de um consumidor ativo e participativo. A Professora foi co-autora da comunicação: Quintas, Célia; Lopes, Paula; Amaral, Inês; Reis, Bruno. "Práticas digitais e novos riscos em rede: um estudo com jovens portugueses", IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, Território de Territórios, Universidade do Algarve, Faro.

Aconteceu no ISMT

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Qualidade Subjetiva do Sono, Sintomas Depressivos e Sentimentos de Solidão em Idosos Institucionalizados e Não Institucionalizados" > Mariana Simões Napoleão > 25 de julho 2016.

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Desenvolvimento e Estudo da Validade Facial do Questionário de motivações para Revelar / Não Revelar a Parentalidade Não-Genética por Doação de Gâmetas" > Cristiana Rafaela Caldeira Marques > 22 de julho 2016.

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Validação da Escala de memórias Precoces de Calor e Segurança em Relação ao Grupo de Pares (EMPCSPares)" > Diogo André Fonseca Sequeira de Andrade > 22 de julho 2016.

> Mestrado em Psicologia Clínica: "A Sobrecarga do Cuidador Informal do Doente de Alzheimer" > Sílvia Margarida Borges Neves > 13 de julho 2016.

DCADEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS DO ISMT

O Departamento de Comunicação e Audiovisuais tem o intuito de reunir numa só estrutura a cobertura de eventos realizados pelo Instituto Superior Miguel Torga, dando notoriedade às diversas atividades em suporte de áudio, vídeo e texto, através do online.

Consulte os últimos trabalhos do DCA aqui.

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (RPICS) acaba de publicar o seu terceiro número. O Vol. 2 (1) encontra-se disponível no site.

A revista RPICS já está registada no Latindex e indexada no Google Académico.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT

> O Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho (OIMT) divulga oportunidades de emprego, projetos de empreendedorismo, formação e voluntariado e todas as informações necessárias a quem procura o seu primeiro emprego.

> Consulte aqui as sugestões publicadas regularmente pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt
Consultar a Newsletter nº 44 (junho.2016)

FB TW