Newsletter ISMT
Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº 2 > junho.2012
Notícias

MESTRADOS DO ISMT COM CANDIDATURAS ABERTAS

O Instituto Superior Miguel Torga oferece, para o ano letivo de 2012/2013, um leque variado de hipóteses para quem deseje frequentar um Curso de 2º Ciclo. A 2ª fase de candidaturas está aberta até dia 26 de julho. Conheça os planos de estudos, saídas profissionais, protocolos para a realização de estágios curriculares, condições de acesso e condições especiais de acesso para associados de instituições protocoladas aqui.

NotíciasISMT CELEBRA ACORDOS COM INSTITUIÇÕES PARA CONDIÇÕES DE ACESSO ESPECIAIS A NOVOS ESTUDANTES

O ISMT celebrou parcerias para efeitos de atribuição de condições especiais para a frequência de cursos (exceto unidades curriculares em regime livre), nomeadamente para atribuição de descontos na 1ª matrícula/1ª vez e nas propinas de frequência dos cursos, para os respectivos associados. Consulte aqui a lista de instituições com as quais o ISMT celebrou acordos.

Notícias NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACREDITAD0 PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

O Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC, entidade responsável pela acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores, acreditou uma nova ação de formação - Educação Sexual em Contexto Escolar – da Abordagem à Intervenção - que será leccionada pelo Instituto Superior Miguel Torga, enquanto parceiro do projeto Prime Training Center.

Os cursos acreditados para serem leccionados pelo Prime Training Center, além de somarem ECTS, contribuem para a progressão na carreira dos professores que os frequentem. Conheça os planos de estudos dos cursos oferecidos.

Notícias
CANDIDATURAS A BOLSAS DE ESTUDO: ANO LETIVO 2012/2014

O Ministério da Educação e Ciência estabeleceu que o prazo para apresentação das candidaturas à atribuição das bolsas de estudo para a frequência do ensino superior no ano letivo de 2012-2013 terá início no próximo dia 25 de junho e prolongar-se-á até ao final do mês de setembro. Mais informações no Gabinete de Bolsas do ISMT.

Notícias

ESTÁGIOS DE VERÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Coordenação do curso de Comunicação Social mantém para este ano o protocolo de colaboração com o jornal Diário de Coimbra e a Revista C. De Julho a Setembro vários alunos do curso de Comunicação Cocial vão realizar um programa intenso de atividade jornalística. Esta aproximação ao real vai-lhes permitir vivenciar as rotinas inerentes à profissão.

Foi igualmente estabelecido um protocolo de colaboração com a LP Visual - delegação regional da SIC e SIC Notícias – para receber alunos que tenham finalizado o curso e pretendam experienciar o jornalismo televisivo e outras competências associadas a este domínio. Esta iniciativa vai iniciar-se em Julho.

Notícias

INFORMAÇÕES ISMT


> Condições especiais Ano Letivo 2012/2013: na apresentação de candidatura a cursos CET, Licenciatura e Mestrado até dia 31 de julho de 2012, o ISMT oferece a taxa de candidatura.

> Candidaturas a Licenciaturas ISMT: Regime Maiores de 23 Anos - Abertas as candidaturas. Conheça os prazos de candidatura, condições de acesso, temas e bibliografia das provas de aptidão. Mais informações aqui.

> Candidaturas a Licenciaturas ISMT pelo Regime Geral de Acesso: a 1ª fase termina a 16 de julho e a 2º fase decorre de 16 de julho a 10 de agosto. Conheça os planos de estudos, saídas curriculares, protocolos para estágios profissionais, provas de ingresso e condições de acesso aqui.

> Candidaturas aos Cursos de Especialização Tecnológica do ISMT: candidaturas abertas até 13 de julho. Conheça os planos de estudos, saídas profissionais, protocolos para estágios curriculares e condições de acesso aqui.

> Candidaturas a Mestrados ISMT abertas em permanência para Titulares de Curso de Licenciatura Pré-Bolonha e Experiência Profissional: saiba mais aqui. 

Evento

ISMT NA FEIRA DO ENSINO SUPERIOR EM COIMBRA

A convite da revista Fórum Estudante, o ISMT esteve presente na Feira do Ensino Superior realizada em Coimbra, num espaço comercial da cidade. Foram três dias para mostrar as ofertas educativas da nossa Instituição. Afonso Bastos e Adelaide Martins, alunos de Comunicação Social do ISMT foram convidados para realizarem o vídeo oficial deste evento.


Evento

ACONTECEU NO ISMT > MAIO

> ERASMUS em Comunicação Social: Incomimg no Ano Letivo 2011/2012 - Durante este ano letivo, o Curso de Comunicação Social recebeu oito alunos de Espanha (Valladolid, Madrid e Burgos) e dois alunos de Itália (Modena e Viterbo). Para o próximo ano letivo está já confirmada a receção de mais alunos de Espanha e da Roménia.

> Marcha dos Indignados – fotografias de aluno do ISMT na UPPW - A agência United Photo Press World publicou  as fotografias do aluno de Comunicação Social, Afonso Bastos. O trabalho apresenta a Marcha dos Indignados, em Coimbra.

> "Luto: conhecer para intervir" - o ISMT promoveu no dia 5 de junho, no IPJ de Coimbra, a conferência "Luto: conhecer para intervir". A organização esteve a cargo das alunas Bárbara Monteiro, Catarina Duarte, Tânia Nunes e Andreia Brites sob orientação da Professora Doutora Sofia Arriaga, no âmbito da unidade curricular “Consulta Psicológica” do curso de 1º ciclo em Psicologia.

> Lançamento do livro "Psicanálise com limites, psicanálise ilimitada: o setting como estrutura dinâmica e instrumento técnico da psicanálise" de Carlos Farate - o livro, editado pela Fenda, foi apresentado pelo Professor Doutor Carlos Amaral Dias no passado dia 6 de junho, no ISMT.

> Palestra "Algumas Notas Essenciais sobre o Direito, Comunicação e Design" - a Licenciatura em Design de Comunicação do ISMT organizou, no dia 6 de junho, a palestra "Algumas Notas Essenciais sobre o Direito, Comunicação e Design", proferida pela Professora Doutora Susana Almeida. 

> Workshop "O que o mercado de trabalho espera de ti?" - o Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho do ISMT em parceria com a AEISMT, promoveu, no passado dia 6 de junho, um workshop que contou com a presença de Dr. Bruno Néné (responsável de Recursos Humanos da Bluepharma) e Dra. Joana Abreu (responsável de Recursos Humanos da Auchan Portugal).

> Seminário/Aula Aberta sobre O estado para o trabalho, hoje: um estudo sobre o imigrante em Portugal - o ISMT promoveu no passado dia 15 de junho um seminário sobre "O Estado Para O Trabalho, Hoje: Um Estudo Sobre o Imigrante em Portugal". A organização esteve a cargo da Professora Doutora Alcina Martins e enquadrou-se na unidade curricular de Seminário de Dissertação do Curso de Mestrado em Serviço Social.

> VIII Baile de Gala da AEISMT - a Associação de Estudantes do Instituto Superior Miguel Torga promoveu, no passado dia 21 de junho, o seu VIII Baile de Gala. Subordinado ao tema "De Lisboa a Porto Seguro", a iniciativa brindou os alunos finalistas do ISMT.

> Formação de Iniciação à Internet e Redes Sociais na ANAI - no âmbito da unidade curricular de Cibercultura (leccionada às Licenciaturas em Multimédia, Design de Comunicação e Comunicação Empresarial), alunos do ISMT estiveram presentes na Associação Nacional de Apoio ao Idoso para dar duas formações práticas de Iniciação à Internet e Iniciação às Redes Sociais, nos dias 18 e 22 de junho. A iniciativa inspirou-se no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.

Atividades Docentes

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT > MAIO

> Mestre Ana Galhardo: apresentou a comunicação oral por convite "Abordagens baseadas no mindfulness: Que sentido na infertilidade?", nas VII Jornadas do Instituto Piaget, realizadas no dia 29 de maio em Viseu.

> Profª. Doutora Fernanda Daniel: apresentou as comunicações “Representações Sociais da Velhice” (em co-autoria com Inês Amaral e Anna Antunes) e “As Representações Sociais em Sociedades em Mudança” (em co-autoria com a Profª. Doutora Fernanda Daniel e a Mestre Teresa Simões) na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, de 25 a 29 de Junho em Évora, subordinada ao tema.

> Profª. Doutoras Fernanda Daniel, Maria de Fátima Toscano, Regina Tralhão Farate, Rosa Monteiro e Sónia Guadalupe apresentaram comunicações no VII Congresso Português de Sociologia "Sociedade, Crise e Reconfigurações", que decorreu entre os dias 19 e 22 de junho de 2012 no Porto, e contou com a apresentação dos seguintes trabalhos:
- Farate, Regina Tralhão. A reflexividade como atitude fundamental do processo de investigação.
- Monteiro, Rosa. Desafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal: o feminismo de Estado desafiado.
- Domingos, Liliana, & Monteiro, Rosa. Conceções e experiências de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal: a perspetiva das pessoas que trabalham numa autarquia.
- Deus, Andreia, Guadalupe, Sónia, & Daniel, Fernanda. Expectativas associadas ao cuidar das gerações mais velhas: comparação entre filhos únicos e membros de fratrias  
- Toscano, M.ª de Fátima. Pobreza e Requalificação Sócio-Identitária: uma leitura sociológica crítica da tradição de estudos sobre ‘A pobreza’.  

> Profª. Doutora Inês Amaral: orientação das formações “Iniciação à Internet” e “Iniciação às Redes Sociais” (18 e 22 de Junho, respectivamente) leccionadas na Associação Nacional de Apoio ao Idoso, com estudantes do Instituto Superior Miguel Torga, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Apresentou a comunicação “Representações Sociais da Velhice”, em co-autoria com Fernanda Daniel e Anna Antunes na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, de 25 a 29 de Junho em Évora, subordinada ao tema “As Representações Sociais em Sociedades em Mudança”. Leccionou um workshop sobre “Introdução à Análise de Redes Sociais com Gephi” no Seminário Internacional sobre “Narrativas e Memória Social”, no dia 30 de Junho, na Universidade do Minho.

> Mestre Margarida Couto, Prof. Doutor Carlos Farate e Profª. Doutoras Susana Ramos e Manuela Fleming apresentaram a comunicação “EMDR, setting and therapeutic relationship: a comparative study with CBT and psychoanalytic therapists” na 13th European EMDR Conference em Madrid, que decorreu de 14 a 17 de junho de 2012 em Madrid, Espanha.

> Prof. Doutor Manuel Menezes: apresentou a comunicação “A agudização dos riscos sociais e a privatização da sua gestão”, no Seminário internacional “Crise Social e Crise das Políticas Sociais” realizado nos dias 31 de maio e 1 de junho, sendo promovido pelo Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia (CESSS – FCH/UCP). Participou na Mesa Redonda: «Políticas Habitacionais Direcionadas para a Inclusão de Estratos Sociais Desfavorecidos / População Idosa. In Workshop Programa Local de Habitação / Cenários Prospéctivos. Coimbra, Conservatório de Música de Coimbra, 27 de Junho de 2012.

> Profª. Doutora Maria de Fátima Toscano: apresentou a comunicação "Les processus de requalification socio-identitaires de migrantes portugaises au Pays Basque", na sessão sobre migrações, no Colóquio Internacional sobre "Les cultures du déplacement: Mobilités et requalifications des lieux et des territoires", que se realizou de 13 a 15 de junho em Nîmes, França.

> Profª. Doutora Rosa Monteiro: apresentou a comunicação "Desafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal: o feminismo de Estado desafiado" no VII Congresso Português de Sociologia "Sociedade, Crise e Reconfigurações", que decorreu entre os dias 19 e 22 de junho de 2012 no Porto. Apresentou a comunicação “Representações Sociais do envelhecimento numa perspetiva de género”, em co-autoria com a Profª. Doutora Fernanda Daniel e a Mestre Teresa Simões, na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, de 25 a 29 de Junho em Évora, subordinada ao tema “As Representações Sociais em Sociedades em Mudança”.

>Publicações dos docentes do ISMT LIVRO
Farate, C. (2012). Psicanálise com limites, psicanálise ilimitada: o setting como estrutura dinâmica e instrumento técnico da psicanálise. Lisboa: Fenda.


CAPÍTULO DE LIVRO
Daniel, F., Ribeiro, A.M., & Guadalupe, S. (2011). Recursos sociais na velhice: um estudo sobre as redes sociais de idosos beneficiários de apoio domiciliário. In A.D. Carvalho (coord.), Solidão e solidariedade: entre os laços e as fraturas sociais (pp.73-85). Porto: Edições Afrontamento.

ARTIGOS 
- Couto, M., Farate, C., Ramos, S., & Fleming, M. (2011). A metodologia Q nas ciências sociais e humanas: O resgate da subjetividade na investigação empírica. Psicologia, 25(2), 7-21.
- Cunha, M., Matos, M., Faria, D. & Zagalo, S. (2012). Shame memories and psychopathology in adolescence: The mediator effect of shame. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 12 (2), 203-218.
- Cunha, M. & Santos, A. M. (2011). Avaliação da Inflexibilidade Psicológica em Adolescentes: estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa do Avoidance and  Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y). Laboratório de Psicologia, 9 (2), 135-149. 
- Dias, J. H., & Paraíso, I. (2011). O sistema de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública Portuguesa: Efeitos da sua prática no contrato psicológico dos colaboradores. Interações, 20, 101-132.
- Galhardo, A., Cunha, M., & Pinto-Gouveia, J. (2011). Psychological aspects in couples with infertility. Sexologies, 20, 224-228.
- Galhardo, A., Pinto-Gouveia, J., Cunha, M., & Matos, M. (2011). The impact of shame and self-judgment on psychopathology in infertile patients. Human Reproduction, 26, 9, 2408-2414. (Impact factor 4.357).
- Guadalupe, S. (2011). Anotações cronológicas sobre a trajetória do serviço social no sistema de saúde em Portugal [A brief chronology on the trajectory of social work in the health system in Portugal]. Serviço Social & Saúde, X (12), 99-126.
- Paraíso, I., Dias, J. H., & Castro, F. V. (2012). Contrato psicológico na Administração Pública Portuguesa: Termos do seu conteúdo. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(4), 267-279.
- Pinto-Gouveia, J., Galhardo, A., Cunha, M., & Matos, M. (2012). Protective emotional regulation processes towards adjustment in infertile patients. Human Fertility,15, 1, 27-34. DOI: 10.3109/14647273.2011.654310. (Impact factor: 1.649).
- Simões, S., Farate, C., & Pocinho, M. (2011). Estilos educativos parentais e comportamentos de vinculação das crianças em idade escolar. Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, 20, 75-99.
- Simões, S. (2011). [Resenha do livro Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação (2ª ed.) de Isabel Soares (Coord.) (2009). Braga: Psiquilíbrios]. Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, 20, 158-159.

ATAS EM ENCONTROS CIENTÍFICOS
- Espirito-Santo, H., Lemos, L., Simões, S, Marques, M., Matreno, J., Nogueira, M., Oliveira, M., & Cunha, M. (2012). Gabinete de Apoio Psicológico do Instituto Superior Miguel Torga. In D.A. Vieira, A.I.L. Ferreira, C.P. Fernandes, I. Magalhães, I. Ardions, S. Pinto, & A.S. Pereira (Eds.). Apoio - Psicológico no Ensino Superior: Um Olhar sobre o Futuro. Livro de Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 429-437. Porto: RESAPES-AP. ISBN: 978-989-97851-0-6.

ESAE

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO NO ISMT > JUNHO

> Mestrado em Sociopsicologia da Saúde"Mobbing uma realidade a nível laboral em Portugal > Ana Lúcia da Silva João > 13 de junho

> Mestrado em Comunicação Empresarial: "As Empresas e Universidades Portuguesas e o Second Life" > Gonçalo José Vieira Ermida > 27 de junho 2012 
Loc

> Mestrado em Serviço Social: "Intervenção social do assistente social em processos de luto e quase morte: âmbitos competências e lacunas" > Ana Elisa Teixeira Dias Pires > 27 de junho 2012 

> Mestrado em Psicologia Clínica. Ramo em Psicoterapia e Psicologia Clínica: "Vinculação, Família e a Visão do Amor Romântico: Um Estudo Intergeneracional entre Três Gerações de Mulheres" >  Ana Goretti Oliveira > 29 de junho 2012 

> Mestrado em Psicologia Clínica. Ramo em Psicoterapia e Psicologia Clínica: "O Resgate dos Laços com a Vida: Letargia em Lares de Idosos e a Profissionalização do Trabalho Técnico" >  Pedro Alexandre Costa Oliveira > 29 de junho 2012

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

> O Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga continua a desenvolver a sua missão de promoção, apoio, dinamização, coordenação e difusão da investigação científica e apostou recentemente nos seguintes esforços:
- Desenvolvimento de uma forte aposta na divulgação da produção científica dos docentes do ISMT, nomeadamente das publicações e da participação em eventos científicos.
- Reforço da comunidade científica do ISMT, através do incentivo à criação de uma página pessoal de cada docente do ISMT na plataforma academia.edu.

> Eventos futuros da Comunidade Científica do ISMT:

- A Mestre Ana Galhardo, a Professora Doutora Marina Cunha e o Professor Doutor José Pinto Gouveia apresentam o trabalho “Cultivating Mindfulness in Infertility: Efficacy study of the Mindfulness Based Program for Infertility” na 28th Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embriology (ESHRE) que decorre de 1 a 4 julho 2012 em Istambul, Turquia. Este trabalho foi selecionado para o grupo dos 10 trabalhos candidatos ao Clinical Award desta Sociedade Científica.

- O Professor Doutor Artur Delgado e a Professora Doutora Cândida Mota Teixeira apresentam a comunicação “O Trabalho do Coaching no Desenvolvimento Emocional dos Educadores” no I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação, a decorrer nos dias 6 e 7 de julho de 2012 em Oliveira de Azeméis, Portugal.

As Professoras Doutoras Fernanda Daniel, Helena Espírito-Santo, Sónia Guadalupe e a Mestre Andreia Deus apresentam comunicações em poster na Joint World Conference “Social Work Social and Development 2012: Action and Impact”, a decorrer entre 8 a 12 de julho de 2012 em Estocolmo, Suécia.

Conheça aqui o Departamento de Investigação & Desenvolvimento do ISMT.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT


> O 1º Workshop do OIMT, intitulado “O que é que o mercado de  trabalho espera de ti”, decorreu dia 6 de junho e contou com a participação de 57 pessoas. Do leque de participantes da comunidade ISMT estiveram estagiários do 3º ano do curso de 1º ciclo e do CET em Gestão de Recursos Humanos, alunos de Psicologia, Multimédia, Comunicação social e Geriatria, e alguns professores e professoras.
O Dr. Bruno Néné, da empresa Bluepharma IF, falou dos desafios com que se confrontam os jovens na transição para o mercado de trabalho, de quais são as expectativas do lado de empresas como a sua, e especialmente sobre quais são as estratégias e erros comuns a evitar por parte de quem procura inserir-se no mercado de trabalho. A Dra. Joana Abreu, gestora de carreiras na AUCHAN Portugal, contextualizou e explicitou algumas características da empresa, destacando a sua missão e filosofia interna e com os clientes. Dirigiu-se aos presentes no sentido de sublinhar aquelas que são as competências decisivas mais valorizadas num contexto organizacional e profissional.
Na discussão final sublinharam-se a importância do trabalho em equipa, do networking, da proatividade e das competências pessoais e sociais. Desconstruiram-se ainda alguns “mitos” e clivagens que impedem uma reflexão mais esclarecida acerca da problemática da inserção no mercado de trabalho.

> Consulte aqui oportunidades de emprego sugeridas pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt
Consultar a Newsletter nº 1 (maio.2012)

FB TW