Newsletter ISMT

Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº 59 > novembro.2017

II EDIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS EM PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS E PROBLEMAS DE SAÚDE

Estão abertas as candidaturas para a II Edição da Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais em Perturbações Psicológicas e Problemas de Saúde. O curso tem início a 3 de fevereiro e termina a 21 de julho. As sessões serão quinzenalmente aos sábados, entre as 9h e as 18h. O curso está acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Mais informações disponíveis aqui.
Página da Pós-Graduação no Facebook.

Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30
Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt

 

INFORMAÇÕES

> O ISMT informa que estão abertas em permanência as candidaturas aos Mestrados do ISMT para Titulares de Curso de Licenciatura Pré-Bolonha e Experiência Profissional. Saiba mais no nosso site.

Aconteceu no ISMT

> A Abertura Solene do Ano Letivo 2017/2018 do Instituto Superior Miguel Torga decorreu no dia 8 de novembro de 2017. A Oração de Sapiência foi proferida pela Professora Doutora Ana Margarida Jorge Ferreira Galhardo e o tema foi "Entre o ser, o ter e o fazer - mindfulness e technostress".

> No âmbito da UC Competências Transversais de Excelência Profissional do 3º ano do 1º Ciclo em Gestão de Recursos Humanos decorreu, no dia 3 de novembro, uma Aula Aberta sobre "Liderança, motivação e comunicação - protocolo empresarial; Organização e gestão de eventos; Ferramentas de comunicação para gestores de recursos humanos." com Daniela Gonçalves, licenciada em Jornalismo pelo ISMT.

> No âmbito do Seminário Dependências e Cultura Contemporânea, do 7º semestre do curso de 1º ciclo em Serviço Social, as alunas e a docente Sara Lopes Borges deslocaram-se, no dia 3 de novembro, às instalações da AMI - Delegação de Coimbra que fica situada na baixa de Coimbra concretamente, no Terreiro da Erva. O grupo foi recebido pelo Diretor Técnico e Assistente Social, Dr. Paulo Pereira, que para além de ter apresentado a Delegação da AMI partilhou o trabalho desenvolvido pela Porta Amiga que proporciona resposta às necessidades de pessoas em situação de dificuldade, isolamento e/ou exclusão social, adaptadas às caraterísticas precisas da população que procura esta resposta social.

> O ISMT recebeu, no dia 10 de novembro, um workshop de apresentação do Software de Gestão - CentralGest ERP, na área de Recursos Humanos. Os oradores foram Hélder Parreira, Senior Sofware Consultant, e Tiago Carreira, Strategic Coordinator.

> No dia 10 de novembro, as alunas do Seminário de Estudos Sociais - Dependências e Cultura Contemporânea, do 7º semestre do Curso de 1º ciclo em Serviço Social, deslocaram-se, com a docente Sara Lopes Borges, às instalações da Unidade de Desabituação de Coimbra (UDC). A UDC é umas das unidades funcionais da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde do Centro e tem as suas instalações num dos edifícios existentes no espaço onde está localizado o Hospital Sobral Cid.

> As alunas e a docente do Seminário de Estudos Sociais - Dependências e Cultura Contemporânea (SES-DCC), Prof. Doutora Sara Lopes Borges, do 7º semestre do Curso de 1º ciclo em Serviço Social, deslocaram-se, no passado dia 17 de novembro, às instalações da Unidade de Alcoologia de Coimbra (UA). A UA é uma unidade funcional da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde do Centro e sucedeu ao Centro Regional de Alcoologia Maria Lucília Mercês de Mello pioneiro, em Portugal, no tratamento de dependentes alcoólicos.

> O ISMT recebeu no dia 18 de novembro, às 9h30, uma Aula Aberta sobre "A Gestão de Recursos Humanos nas PME. Testemunho do Diretor de Recursos Humanos e Qualidade da empresa Ribadão" com José Ricardo Costa Andrade - Human Resources and Quality Manager; PhD Student in Management. A sessão realizou-se no âmbito do 1º Ciclo em Gestão de Recursos Humanos e do 2º Ciclo em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

> O ISMT recebeu, entre 21 e 22 de novembro, a Feira do Livro Piaget na Biblioteca Carlos Amaral Dias.

> O ISMT recebeu, no dia 23 de novembro, no âmbito da unidade curricular "Serviço Social, Justiça e Reinserção Social do 3º semestre do 1º ciclo em Serviço Social, o Dr. Carlos Bexiga, técnico superior da DGRSP que abordou o tema "Desenvolvimento de estratégias e metodologias na aplicação de Programas adequados à reinserção social".

> O ISMT recebeu, no dia 27 de novembro, no âmbito da unidade curricular "Serviço Social, Justiça e Reinserção Social do 3º semestre do 1º ciclo em Serviço Social, a Dra. Isabel Sofia Teixeira Dias, técnica superior da DGRSP que abordou o tema "A Psicologia no Serviço de Tratamento Prisional/STP".

> O ISMT recebeu, no dia 29 de novembro, uma sessão de apresentação da plataforma Bloomberg pelo Dr. Geraldo Chan, Country Manager/Bloomberg. A organização esteve a cargo da Escola de Comércio e Negócios do ISMT.

> O ISMT recebeu, no dia 29 de novembro, uma Aula Aberta sobre "Liderança e Gestão de Equipas" com Pedro Herculano Paz Melo de Carvalho - Engenheiro Químico; Responsável de Produção da SIA. 

> O ISMT recebeu, no dia 30 de novembro, no âmbito da unidade curricular "Serviço Social, Justiça e Reinserção Social do 3º semestre do 1º ciclo em Serviço Social, o Dr. Jorge Marques, técnico superior da DGRSP que abordou o tema "A Vigilância Electrónica".

Atividades Científicas dos Docentes do ISMT

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT

> A Prof.ª Doutora Inês Amaral participou no IBERCOM 2017 com a comunicação "Discursos identitários e União Europeia: um estudo exploratório com jovens portugueses", em co-autoria com o Prof. Doutor Bruno Reis (UAL) e Prof.ª Doutora Patrícia Silveira (CECS/IADE/UCP). A docente participou ainda no X SOPCOM com duas comunicações: "Consumos mediáticos dos jovens universitários portugueses" (em co-autoria com Prof. Doutor Bruno Reis (UAL) e Prof.ª Doutora Patrícia Silveira (CECS/IADE/UCP)) e "Do tradicional espaço público ao “novo” digital. A apropriação da audiência nos meios digitais. Para um estudo do panorama português" (em co-autoria com a Dra. Ana Fonseca).

Publicações de docentes do ISMT:

> Torres da Silva, M.; Brites, M. J.; Figueiras, R.; Correia Santos, S., Amaral, I.; Marôpo, L.; Jerónimo, P.; Espírito Santo, P., & Pacheco, L. (2017). Between traditional and social media: News repertoires in Portugal. Participations (14)2, pp. 283-300.

Aconteceu no ISMT

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Toxicodependência: vinculação e psicopatologia" > Cátia Sofia Guedes Pinto > 8 de novembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Adição ao Jogo, Vergonha, Dissociação e Experiências Traumáticas em Jogadores Online" > João Cardoso Tomázio > 8 de novembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Trauma, autoaversão e ingestão alimentar compulsiva" > Sandra Patrícia Simões Soares > 8 de novembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Uma análise multidimensional na Perturbação de Uso do Álcool. Relações entre os Estados Emocionais Negativos, Experiências Traumáticas, Autocriticismo e Experiências Dissociativas em doentes internados na Unidade de Alcoologia de Coimbra" > Joana Carolina Santos Rodrigues > 29 de novembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Saúde Mental dos Psicólogos Portugueses. Estudo das Experiências Traumáticas, Dissociativas e Sintomas Psicopatológicos de uma Amostra de Psicólogos Portugueses" > Cristiana Catarina da Silva Pereira > 29 de novembro 2017

DCADEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS DO ISMT

O Departamento de Comunicação e Audiovisuais tem o intuito de reunir numa só estrutura a cobertura de eventos realizados pelo Instituto Superior Miguel Torga, dando notoriedade às diversas atividades em suporte de áudio, vídeo e texto, através do online.

Consulte os últimos trabalhos do DCA aqui.

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social encontra-se indexada na Dialnet e classificada na Latindex e foi agora indexada na DOAJ.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT

> O Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho (OIMT) divulga oportunidades de emprego, projetos de empreendedorismo, formação e voluntariado e todas as informações necessárias a quem procura o seu primeiro emprego.

> Consulte aqui as sugestões publicadas regularmente pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt
Consultar a Newsletter nº 58 (outubro. 2017)

FB TW