Newsletter ISMT

Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº 57 > setembro.2017

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA / OS MOVIMENTOS CONTESTATÁRIOS NO SERVIÇO SOCIAL EUROPEU E NORTE-AMERICANO

Decorre de 9 a 13 de outubro, no ISMT e na UTAD, a Semana dos investigadores do projeto internacional "O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina Determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980)" e do sub projeto "Os movimentos contestatários no Serviço Social europeu e norte-americano no período de 1960/1980" em Portugal. O ISMT recebe a Semana nos dias 9 e 13 de outubro em sessões abertas ao público.

Consulte mais informações sobre os projetos aqui e o programa aqui.

 

ESTUDO DESENVOLVIDO NO ISMT REVELA RÁCIO ALARMANTE DE ALUNOS POR ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL

Um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga por Sara Mendes, e orientado pela Prof.ª Doutora Sónia Guadalupe, revela que existe um rácio preocupante de alunos por assistente social nas escolas públicas em Portugal Continental. Segundo o estudo, verifica-se uma parca inserção profissional de assistentes sociais na escola pública, o que ressalta em rácios alarmantes e desiguais territorialmente na relação assistente social-alunos, que espelham o desinvestimento na profissão e nos seus objetivos na área da educação, plasmados nos princípios constitucionais.

Mais informações sobre o estudo aqui.

 

CANDIDATURAS ÀS PÓS-GRADUAÇÕES DO ISMT

Estão abertas as candidaturas aos cursos de pós-graduação do Instituto Superior Miguel Torga para o ano letivo 2017/2018. A 4ª fase de candidaturas decorre de 1 a 23 de outubro.

OFERTA LETIVA 2017/2018 1º Semestre
- Gestão Global e Prática de Organizações Sociais
- Avaliação e Intervenção com Famílias em Risco e Perigo
- Intervenção com doentes de Alzheimer e outras demências (curso anual)

Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30
Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44 E-mail: esae@ismt.pt

CANDIDATURAS ONLINE

 

CANDIDATURAS LICENCIATURAS ISMT - REGIME GERAL DE ACESSO

A 5ª fase de candidaturas às Licenciaturas do Instituto Superior Miguel Torga pelo Regime Geral de Acesso decorre de 4 a 18 de outubro.

CANDIDATURAS ONLINE

Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30
Telefone: (+351) 239 488 039/041
E-mail: candidaturas@ismt.pt 

 

CANDIDATURAS ANO ZERO - ANO LETIVO 2017/2018

A 5ª fase de candidaturas ao Ano Zero do Instituto Superior Miguel Torga decorre de 4 a 18 de outubro. Os vários planos de estudos têm possibilidade de prosseguimento de estudos nos cursos de 1.º ciclo em Design de Comunicação, Jornalismo, Multimédia, Comunicação Empresarial, Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Serviço Social e Informática.

CANDIDATURAS ONLINE

Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30
Telefone: (+351) 239 488 039/041
E-mail: candidaturas@ismt.pt 

 

INFORMAÇÕES

 

> O ISMT informa que estão abertas em permanência as candidaturas aos Mestrados do ISMT para Titulares de Curso de Licenciatura Pré-Bolonha e Experiência Profissional. Saiba mais no nosso site.

Aconteceu no ISMT

> O ISMT recebeu, no dia 30 de setembro, mais uma sessão do Curso Livre “Psicanálise: princípios, discursos e práticas. Entre ideia(s) e concretização”. A sessão foi subordinada à temática "A psicologia das organizações na perspetiva psicodinâmica: da teoria à prática" e moderada por Filipe Madeira e Maria Jorge Morais. Esta sessão integra o módulo 3: A Psicanálise em diálogo com outras ciências. O curso decorre até abril de 2018.

> Receção aos novos alunos: decorreu no dia 20 de setembro uma sessão de boas-vindas aos novos alunos do ISMT. A sessão de boas-vindas contou com a presença de dois elementos da Direcção do ISMT, Mestre Cristina Quintas e Prof. Doutor Vasco Almeida, a Presidente do Conselho Pedagógico, Prof.ª Doutora Sofia Figueiredo e o Vice-Presidente da Associação de Estudantes João Matafome. Os estudantes foram recebidos ainda, por área científica, pelos coordenadores dos respetivos cursos.

Atividades Científicas dos Docentes do ISMT

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT

> A Prof.ª Doutora Inês Amaral integrou a organização local da conferência Audiences2030, que decorreu nos dias 28 e 29 de setembro na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A docente integra, desde setembro de 2017, a comissão de revisores da revista mexicana Virtualis.

> A Prof.ª Doutora Marina Cunha é orientadora de dois projetos de doutoramento que foram financiados pela FCT no concurso de 2017, tendo um deles ficado em primeiro lugar a nível nacional, ou seja, foi o projeto melhor avaliado a nível nacional no domínio da Psicologia. Projetos: 1. Doutoranda: Paola Lucena dos Santos; Projeto: “ACT.with.HEART: Desenvolvimento e avaliação de um programa comportamental breve para modificação de fatores de risco cardiovascular e manutenção dos ganhos terapêuticos a longo prazo”; Orientação: Orientador - Marina Cunha (Professora Auxiliar do ISMT e Investigadora do CINEICC da UC), Co-orientador -José Pinto-Gouveia (Professor Catedrático Jubilado da FPCE e Diretor do CINEICC da UC). 2. Orientando: Diogo Rafael Veiga Carreiras; Projeto: “Título: Traços borderline na adolescência: Estudo prospetivo do desenvolvimento da perturbação da personalidade borderline”; Orientação: Orientadora -Marina Cunha (Professora Auxiliar do ISMT e Investigadora do CINEICC da UC), Co-orientador - Paula Castilho (Professsora Auxiliar da FPCE e Investigadora do CINEICC da UC).

Publicações de docentes do ISMT:

Pereira, M., Cardoso, A. & D´Orey, F. (2017). A eficiência individual dos colaboradores e performance organizacional – um estudo quantitativo. European Journal of Applied Business Management, 3(2), 1-16 in http://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM.     

Seddighi, G., Amaral, I., Murru, M. F. & Brites, M. J. (2017). The micro-macro politics of audience action in Das, R. & Ytre-Arne (Eds.) Audiences, towards 2030 Priorities for audience analysis, Surrey: CEDAR. pp. 34-35. ISBN: 978-1-5272-0543-7.

Brites, M. J., Chimirri, N. A., Amaral, I., Seddighi, G., Torres da Silva, M., Murru, M.F. (2017). Collaboration potentials in micro and macro politics of audience creativity in Das, R. & Ytre-Arne (Eds.) Audiences, towards 2030 Priorities for audience analysis, Surrey: CEDAR. pp. 50-52. ISBN: 978-1-5272-0543-7.

Aconteceu no ISMT

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO

> Mestrado em Psicologia Clínica: ""Juntos no desafio" na Promoção de Competências Parentais em Mães de Crianças com Diagnóstico de Hiperatividade e Défice de Atençã" > Susana Margarete Heleno Pereira > 14 de setembro 2017

> Mestrado em Serviço Social: "Política de Educação Especial. Repercussões da Austeridade na Escolaridade Obrigatória de Alunos com Deficiência Visual" > Filipe Ferreira André > 20 de setembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Comprometimento e Virtuosidade organizacionais, Psicopatologia e Autocompaixão no corpo de Guarda Prisional" > Ana Cristina Rama > 20 de setembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Avaliação de Sintomatologia Obsessivo-compulsiva: Desenvolvimento da versão Reduzida do Inventário de Pádua" > Diana Patrícia Pereira Santos > 27 de setembro 2017

DCADEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS DO ISMT

O Departamento de Comunicação e Audiovisuais tem o intuito de reunir numa só estrutura a cobertura de eventos realizados pelo Instituto Superior Miguel Torga, dando notoriedade às diversas atividades em suporte de áudio, vídeo e texto, através do online.

Consulte os últimos trabalhos do DCA aqui.

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social encontra-se indexada na Dialnet e classificada na Latindex e foi agora indexada na DOAJ.

Está online mais um número da RPICS. Consulte aqui.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT

> O Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho (OIMT) divulga oportunidades de emprego, projetos de empreendedorismo, formação e voluntariado e todas as informações necessárias a quem procura o seu primeiro emprego.

> Consulte aqui as sugestões publicadas regularmente pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt
Consultar a Newsletter nº 56 (julho. 2017)

FB TW