Newsletter ISMT
Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº1 > Maio.2012

NotíciasPROTOCOLO CELEBRADO ENTRE O ISMT E A ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

Considerando que o Estágio Profissional é um requisito indispensável da formação profissional do psicólogo e que a atribuição da qualidade de membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) depende da realização de estágio profissional, oISMT e a OPP celebraram um Protocolo de Colaboração, que permite ao Instituto ser uma entidade receptora, proporcionando a possibilidade de realização de estágios profissionais com a duração de 12/18 meses (1.600h/2.400h), mediante vagas a definir anualmente. 

Os alunos que terminem a sua formação de 1.º e 2.º ciclo em Psicologia, terão assim a possibilidade de realizar um período de prática profissional supervisionada, de acordo com as regras em vigor definidas pela OPP. 


DOCUMENTOS
Protocolo entre o ISMT e a OPP
Regulamento de Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses

NotíciasFORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES DE FORMAÇÃO ACREDITADAS PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

O Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC, entidade responsável pela acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores, acreditou 20 ações de formação que serão leccionadas pelo Instituto Superior Miguel Torga, enquanto parceiro do projeto Prime Training Center.

Os cursos acreditados além de somarem ECTS, contribuem para a progressão na carreira dos professores que os frequentem. Conheça os planos de estudos dos cursos oferecidos.

Notícias
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA FINALISTAS - CURSO DE 1º CICLO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A coordenação do curso de comunicação social e a LP Visual - delegação regional da SIC e SIC noticias - juntaram-se para a partir de Junho de 2012 encetarem o projeto que pretende acolher um aluno de comunicação social para trabalhar no domínio do audiovisual. Em breve serão anunciados os detalhes desta iniciativa, nomeadamente, a duração das candidaturas e do programa.

Notícias

INFORMAÇÕES ISMT


> O ISMT disponibilizou a listagem de instituições para a realização de estágios curriculares dos seus cursos de CET, Licenciatura e Mestrado.

> Prosseguimento de estudos em cursos de 1º Ciclo (Licenciaturas) para titulares de CET do ISMT: toda a informação disponível aqui.

> Candidaturas a Licenciaturas ISMT: Regime Maiores de 23 Anos - está a decorrer a 2ª fase de candidaturas. Mais informações aqui.

> Candidaturas a Licenciaturas ISMT pelo Regime Geral de Acesso: conheça as provas de ingresso e as condições de acesso aqui.

> Candidaturas a Mestrados ISMT abertas em permanência para Titulares de Curso de Licenciatura Pré-Bolonha e Experiência Profissional: saiba mais aqui. 

Evento

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE PSICANÁLISE NO ISMT

Lançamento do livro "Psicanálise com limites, psicanálise ilimitada: o setting como estrutura dinâmica e instrumento técnico da psicanálise" de Carlos Farate, editado pela Fenda e que será apresentada pelo Prof. Doutor Carlos Amaral Dias.

Trata-se do primeiro livro psicanalítico de Carlos Farate, no qual o autor propõe uma abordagem inovadora do setting terapêutico da psicanálise, já que aborda o "cenário terapêutico" para além dos critérios formais, ao conceptualizá-lo como estrutura dinâmica, isto é, como relação terapêutica de um tipo particular.

A apresentação da obra pelo psicanalista Carlos Amaral Dias têm um significado particular, seja pela importância na formação teórico-clínica de Carlos Farate, seja por se tratar de uma personalidade incontornável da psicanálise contemporânea, com vasta obra publicada em Portugal.

06 de junho de 2012 – 18h – Ed. da Rua Bernardo de Albuquerque, Sala 1

Evento

PALESTRA "ALGUMAS NOTAS ESSENCIAIS SOBRE O DIREITO, COMUNICAÇÃO E DESIGN"

A Licenciatura em Design de Comunicação organiza, no dia 6 de junho, a palestra "Algumas Notas Essenciais sobre o Direito, Comunicação e Design", a ser proferida pela Profª. Doutora Susana Almeida. O evento irá abordar as seguintes temáticas:

- A conciliação ou concordância prática entre a liberdade de expressão e o direito à reserva sobre a intimidade da vida privada ou a liberdade de expressão e o direito à imagem, com análise dos preceitos legais e de vários acórdãos, numa perspetiva de "case study";
- Os princípios reguladores da publicidade e as restrições ao conteúdo e objeto da publicidade, com visionamento de vídeos e exemplos de mensagens que violam o código da publcidade;
- Breves considerações sobre a Lei da Televisão, mormente tempo dedicado à publicidade, patrocínio, colocação de produto, etc;
- O Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos em versão abreviada.

06 de junho de 2012 – 15h – Ed. da Rua Bernardo de Albuquerque, Sala 1

Evento

VIII BAILE DE GALA DA AEISMT

Tema: "De Lisboa a Porto Seguro (Portugal-Brasil)
21 de Junho de 2012 > Quinta Vale Pousado 
Rua Principal – Aveleira – Lorvão - Penacova
Inscrições: Serviços de Contabilidade (Docentes, funcionários, colaboradores do ISMT e público em geral) e AEISMT (Alunos)

Mais informações no site do ISMT.

Evento

ACONTECEU NO ISMT > MAIO

> Sessão de Divulgação Curso 2º Ciclo em Psicologia Clínica
A Coordenação do 2º Ciclo em Psicologia Clínica organizou uma sessão de esclarecimento/divulgação acerca do Curso de 2º ciclo em Psicologia Clínica focando, em particular, os diferentes ramos de especialização: Psicoterapia e Psicologia Clínica, Família e Intervenção Sistémica e Psicologia Forense. A iniciativa decorreu no dia 31 de maio.

>“As Várias Faces da Crise”
O ISMT promoveu no dia 23 de maio um ciclo de conferências sobre "As Várias Faces da Crise". A iniciativa versou sobre as várias dimensões ou perspetivas de análise da crise, a saber: dimensão económica, dimensão jurídico-laboral e as dimensões psicológica e sociológica.
A iniciativa contou com as presenças de Prof. Doutor Miguel Beleza [Economista], Prof. Doutor Vasco Almeida [Docente do ISMT e Investigador do CEPESE], Prof. Doutor António Martins [Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Docente Convidado do ISMT], Prof. Doutor Carlos Amaral Dias [Professor Catedrático, Psiquiatra e Psicanalista],  Prof. Doutor Coimbra de Matos [Psiquiatra e psicanalista, Presidente da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica], Profª. Doutora Rosa Lopes Monteiro [Docente do ISMT e Investigadora do CES] e Prof. Doutor Carlos Alberto Afonso [Docente do ISMT e Editor da Revista Científica do ISMT - “Interações: Sociedade e as Novas Modernidades”]. 
A organização esteve a cargo da coordenação dos cursos de 1.º ciclo em Gestão e em Gestão de Recursos Humanos

> Seminário "Investigação em Serviço Social" - Debate sobre investigação, metodologias em serviço social e política social. O evento decorreu no passado dia 25 de maio e contou com as seguintes comunicações:  
Elisabete Pinto Pereira  -  Mestre em Serviço Social
Políticas de protecção social em Portugal: espelho da desmontagem do Estado Social

Maria Ângela de Almeida   -  Mestre em Serviço Social
Direitos e interesse superior da criança / Criança em perigo: Face visível dos não direitos
  Susana Margarida Pires  - Mestre em Serviço Social
Mercado de Trabalho em Serviço Social no sector público em Portugal, nos anos 90 
A organização do evento esteve a cargo de Alcina Martins, professora das unidades curriculares do 1º ciclo em Serviço Social (“Metodologias do Serviço Social”, “Investigação em Serviço Social”) e do 2º Ciclo em Serviço Social (“Pensamento e Teoria em Serviço Social”), Coordenadora do curso de mestrado em Serviço Social. 

> Seminário "O Debate sobre a Definição de Serviço Social da FIAS na América Latina"
Decorreu no ISMT, no dia 25 de maio, com o propósito de produzir reflexões teóricas e metodológicas a partir da proposta da nova definição, a ser apresentada no Congresso Mundial, Estocolmo 2012. Estiveram presentes ESTHER LUIZA DE SOUSA LEMOS
[Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (1997), Doutora em Serviço Social pela UFRJ (2009), 2º Secretária do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011/2014), membro da Comissão de Formação Profissional e Relações Internacionais no CFESS] e ANA ELISABETE SIMÕES DA MOTA [Doutora em Serviço Social (PUC-SP) e Pós-doutoramento na UFRJ, Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, presidente da Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e membro do Grupo de Trabalho do CFESS "Definição Mundial do Serviço Social"].
A organização esteve a cargo de Alcina Martins, professora das unidades curriculares do 1º ciclo em Serviço Social (“Metodologias do Serviço Social”, “Investigação em Serviço Social”) e do 2º Ciclo em Serviço Social (“Pensamento e Teoria em Serviço Social”), Coordenadora do curso de mestrado em Serviço Social.   

> Professores da Roménia em ERASMUS 
No âmbito do programa ERASMUS para professores - Staff Training Mobility (STT) - o curso de comunicação social recebeu (21 a 25 de maio) professores da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade Aurel Vlaicu, da Roménia. Do plano de trabalhos constaram visitas à Biblioteca, a participação em aulas laboratoriais com os alunos do curso e encontros com docentes da área da sociologia, bem como reuniões de trabalho com órgãos de comunicação social da cidade. O protocolo de mobilidade entre as duas instituições existe há mais de três anos. 

> Palestra "Psico-Oncologia"
O ISMT realizou, no passado dia 15 de maio, a Palestra "Psico-oncologia". O evento foi uma iniciativa de estudantes do 1º ciclo em Psicologia, com a orientação da Professora Doutora Sofia Arriaga, e contou com a presença de Sónia Silva e Natália Amaral.

> Workshop de Metodologias de Investigação
A ESAE realizou, em 11 e 12 de maio de 2012, uma workshop de dois dias sobre metodologia de investigação, introduzindo a questão da preparação dos projetos de dissertação de 2º Ciclo. A workshop era constituída por quatro módulos de 3 horas, recobrindo as diferentes áreas do processo de investigação, designadamente, os fundamentos epistemológicos da investigação científica; as exigências críticas da metodologia qualitativa; a abordagem quantitativa; e as novas práticas e instrumentos de pesquisa na Internet.

> II Seminário: "Direitos LGBT são Direitos Humanos: ferramentas para combater a discriminação e a violência", no âmbito do CICLO DE SEMINÁRIOS SABERES E PRÁTICAS SOLIDÁRIAS
O seminário realizou-se no dia 09 de maio, no ISMT. A palestrante foi a Prof. Doutora Ana Cristina Santos. Nesta sessão abordaram-se questões relacionadas com orientação sexual e identidade de género, com base na Sociologia da Sexualidade e no Direito. Pretende-se refletir coletivamente acerca de mitos, factos e custos associados à discriminação e à violência sexual enquanto elementos que violam os direitos humanos de todas as pessoas.

> Visita de estudo realizada pelos alunos de Design de Comunicação (2º ano), no dia 16 de Maio, ao Diário de Coimbra e à FIG_Artes Gráficas. 

Atividades Docentes

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT > MAIO

> Profª. Doutora Fernanda Daniel: Leccionou um workshop no ISMT, no âmbito de uma iniciativa da Escola Superior de Altos Estudos, sobre "Processos de Pesquisa e Utilização de Novas Tecnologias Via Internet" (11 de maio). Apresentou a comunicação “Trajectórias e impactos do envelhecimento no século XXI” no painel “Ano Europeu do Envelhecimento Activo”, no âmbito das “II Jornadas – Cidadania em Acção: Rumos de Mudança”, organizadas pelo Município de Moimenta da Beira (17 de maio).

> Profª. Doutora Inês Amaral: Leccionou um Seminário no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto sobre "Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes" (10 de maio). Leccionou um workshop no ISMT, no âmbito de uma iniciativa da Escola Superior de Altos Estudos, sobre "Processos de Pesquisa e Utilização de Novas Tecnologias Via Internet" (11 de maio).

> Profª. Doutora Rosa Monteiro: Moderou o painel “Violência Doméstica: a importância da intervenção em rede” das “II Jornadas – Cidadania em Acção: Rumos de Mudança”, organizadas pelo Município de Moimenta da Beira (18 de maio). Apresentou a comunicação “Crise e reestruturações dos sistemas de emprego e de bem-estar: impactos sobre a situação de mulheres e homens” no ciclo de conferências “As Várias faces da Crise”, organizado pelo ISMT (23 de Maio). Apresentou a comunicação “Políticas públicas de igualdade” na Conferência Interdisciplinar em Estudos de Género, que decorreu nos dias 24 e 25 de maio no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

> Participação de Docentes e Discentes do ISMT no I International Congress Social Gerontology, Issues and Challenges, Construction of a New Social Reality. Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores (Portugal), 25 a 28 de Abril de 2012. Trabalhos:

COMUNICAÇÃO ORAL: Reis, S., Guadalupe, S. & Daniel, F. (2012). Desvendando o impacte de cuidar: um estudo com cuidadores informais de idosos. In A. Rodrigues, & C. Freitas (coord.). Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”. Edição da Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. CD-ROM ISBN: 978-972-8612-83-2. pp.87-91.

POSTER: Vieira, M., Guadalupe, S. & Daniel, F. (2012). Sobrecarga e satisfação associadas à sobrecarga do idoso dependente.In A. Rodrigues, & C. Freitas (coord.). Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”. Edição da Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. CD-ROM ISBN: 978-972-8612-83-2, pp.122-127.

POSTER: Oliveira, S., Guadalupe, S. & Daniel, F. (2012). Preditores da sobrecarga dos cuidadores informais a idosos. In A. Rodrigues, & C. Freitas (coord.). Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”. Edição da Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. CD-ROM ISBN: 978-972-8612-83-2, pp. 112-115.

POSTER: Daniel, F., Espirito-Santo, H., Fermino, S., Matreno, J., Guadalupe, S. (2012). Envelhecimento e funcionamento cognitivo: o papel da escolaridade e profissão. In A. Rodrigues, & C. Freitas (coord.). Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”. Edição da Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. CD-ROM ISBN: 978-972-8612-83-2, pp.116-119.

POSTER: Gonçalves,A.R., Espirito-Santo, H., Matreno, J., Fermino, S., Guadalupe, S. (2012). Declínio cognitivo, sintomas ansiosos e depressivos: estudo em idosos sob resposta social no concelho de Coimbra. In A. Rodrigues, & C. Freitas (coord.). Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”. Edição da Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. CD-ROM ISBN: 978-972-8612-83-2, pp.119-122.

> Participação de Docentes e Discentes do ISMT no V CONGRESO INTERNACIONAL Y X NACIONAL DE PSICOLOGÍA CLÍNICA. Comunicações:

"Cyberbullyng: experiências de vergonha e estados emocionais negativos" - Tânia Pinto e Marina Cunha

"Propriedades psicométricas da versão portuguesa da Deployment Social Suport Scale (DSSS) do Deployment Risk and Resilience Inventory (DRRI)" - Teresa Carvalho, Marina Cunha e José Pinto-Gouveia

"O modelo mediador do efeito da vergonha na relação entre as memórias de vergonha e psicopatologia na adolescência" - Marina Cunha, Marcela Matos, Daniela Faria e Sofia Zagalo

"Programa baseado no mindfulness para a infertilidade (PBMI)" - Ana Galhardo, Marina Cunha, e José Pinto-Gouveia

"Sintomas psicopatológicos e afecto positivo nos idos com e sem défice cognitivo" - Mónica Catarino, Marina Cunha, Marina Seiça, Laura Lemos e Helena Amaro

"Diferenças sintomáticas, neuropsicológicas e sociodemográficas em Idosos com doença de Alzheimer versus Idosos com depressão" - Simon Fermino, Helena Espirito-Santo, Joana Matreno, Fernanda Daniel, Inês Pena, Susana Maia, Rita Gonçalves, Mariana Marques, Daniel Falcão e Anabela Gaspar

"O impacto dos sintomas depressivos no défice cognitivo em idosos institucionalizados" - Inês Torres Pena, Helena Espirito-Santo, Simon Fermino, Joana Matreno, Susana Maia, Laura Lemos, Helena Amaro, Fernanda Daniel, Dulce Simões e Sónia Guadalupe

"Funções executivas e sintomas de ansiedade: estudo de idosos sob resposta social" - Helena Espirito-Santo, Susana Maia, Joana Matreno, Simon Fermino, Inês Torres Pena, Helena Amaro, Laura Lemos, Dulce Simões, Sónia Guadalupe e Fernanda Daniel

"Memória a curto-prazo em idosos em lar e em centro de dia" - Anabela Gaspar, Mariana Marques, Helena Espirito-Santo, Joana Matreno, Simon Fermino, Inês Pena, Laura Lemos, Helena Amaro, Fernanda Daniel, Sónia Guadalupe e Dulce Simões

"Trauma, dissociação e psicopatologia em reclusos" - Mara Costa, Helena Espirito-Santo, Joana Matreno, Simon Fermino, e Helena Amaro

"Sintomas psicopatológicos e afecto positivo nos idosos com e sem défice cognitivo" - Mónica Catarino, Marina Cunha, Marina Seiça, Laura Lemos e Helena Amaro

ESAE

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO NO ISMT > MAIO

> Mestrado em Psicologia Clínica. Ramo Psicoterapia e Psicologia Clínica: "Prevalência e sintomatologia associada a doenças do comportamento alimentar em adolescentes” > Paulo Guilherme Barros de Sousa > 3 de Maio

> Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: "O Papel da Gestão de Desempenho na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel" > Gonçalo Esteves Pires Rita dos Santos  > 4 de Maio

> Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: "Papel do Ajustamento Formação / Trabalho em alguns Factores Sócio-Cognitivos" > Adriana Cláudia Pinheiro Machado > 4 de Maio

> Mestrado em Psicologia Clínica. Ramo Psicoterapia e Psicologia Clínica: "Comportamentos de risco e psicopatologia na condução rodoviária" > Nuno José Carvalho Correia Simões > 11 de Maio

> Mestrado em Psicologia Clínica. Ramo Psicoterapia e Psicologia Clínica: "Inteligência emocional em adultos/idosos que frequentam a Universidade Sénior" > Delfina Gaspar > 11 de Maio

> Mestrado em Serviço Social: "A mediação na intervenção social em meio escolar – Olhares de uma Assistente Social" > Susana Catarina Gomes Jacinto > 22 de Maio

> Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: "Avaliação do Grau de Fidelidade entre identidade e a imagem do ISMT" > Pedro Miguel dos Anjos Duarte > 23 de Maio

> Mestrado em Serviço Social: "O Contributo do Desporto Adaptado para a Integração Social da Pessoa com Deficiência Motora" > Joana Raquel Correia dos Santos Monteiro > 30 de Maio

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

> O Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga é uma estrutura organizativa, de natureza interdisciplinar, que tem como missão a promoção, apoio, dinamização, coordenação e difusão da investigação científica nas áreas das Ciências Sociais e do Comportamento.

Conheça aqui o Departamento de Investigação & Desenvolvimento do ISMT.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT


> O OIMT promove o workshop "O que é que o mercado de trabalho espera de ti?" no próximo dia 6 de junho, às 11h - Sala 1 Ed. R. Aug.
Convidados: Dr. Bruno Néné (responsável de Recursos Humanos da Bluepharma), que abordará o tema "Estratégias de Empregabilidade"; Dra. Joana Abreu (responsável de Recursos Humanos da Auchan Portugal), que tratará a temática "Competências que promovem oportunidades".

> Consulte aqui oportunidades de emprego sugeridas pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt

FB TW