Newsletter ISMT

Newsletter do Instituto Superior Miguel Torga

Nº 60 > dezembro.2017

II EDIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS EM PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS E PROBLEMAS DE SAÚDE

Estão abertas as candidaturas para a II Edição da Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais em Perturbações Psicológicas e Problemas de Saúde. O curso tem início a 3 de fevereiro e termina a 21 de julho. As sessões serão quinzenalmente aos sábados, entre as 9h e as 18h. O curso está acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Mais informações disponíveis aqui.
Página da Pós-Graduação no Facebook.

Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30
Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt

 

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO ERASMUS+

> O ISMT que decorre no dia 10 de janeiro, às 15h45 na sala 1 do eficífio da Rua Augusta, uma sessão de esclarecimento Erasmus+. As pré-candidaturas para mobilidade ou estágios decorrem até 9 de março.

Saiba mais sobre as possibilidade de mobilidade internacional no nosso site.

Aconteceu no ISMT

> O ISMT recebeu no dia 15 de dezembro uma Aula Aberta sobre "Mudança, Humanos e Avaliação do Desempenho de Pessoas - O caso de uma IPSS". O orador foi João Fernandes Thomaz, Professor e Investigador em Estratégia, Decisão e Gestão de Pessoas; CEO da Amplified Creations, Lda.; Militar (reforma).

> O ISMT recebeu a 13 de dezembro uma Aula Aberta sobre "Repercussões da austeridade na política de Educação Especial" no âmbito da Licenciatura em Serviço Social. O orador foi Filipe Ferreira André, mestre em Serviço Social pelo ISMT.

> O ISMT recebeu, no dia 11 de dezembro, uma Aula Aberta sobre "A Violência Doméstica - sensibilização para a mudança", no âmbito da unidade curricular "Serviço Social, Justiça e Reinserção Social" da Licenciatura em Serviço Social. O orador foi Fernando Roque, técnico superior da DGRSP.

> Entre os dias 4 e 11 de dezembro de 2017 decorreu a Poster Week do Instituto Superior Miguel Torga. A Poster Week 05/2017 foi promovida pela Unidade Curricular Investigação em Psicologia Clínica, 2.º ciclo em Psicologia Clínica, projeto didático que visou estimular junto das/os alunas/os a apresentação pública dos seus trabalhos científicos.

> O ISMT recebeu a 5 de dezembro uma Aula Aberta sobre "A Gestão do Desempenho Organizacional como potenciador da Competitividade Organizacional - Gestão Estratégica; Competitividade; Produtividade; Modelos de Medição e Avaliação de Desempenho Organizacional". O orador foi Aquilino Felizardo - Consultor em Gestão; Especialista em Estratégia. 

> No âmbito da unidade curricular de Jornalismo Digital, os alunos do 2º ano da Licenciatura em Jornalismo participaram nas IV Jornadas do Observatório do Ciberjornalismo (Inovation Media Lab da Universidade do Porto) a 6 de dezembro, que debateram "A sobrevivência dos cibermeios" e onde foram entregues os Prémios de Ciberjornalismo 2017.

Atividades Científicas dos Docentes do ISMT

ATIVIDADES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DO ISMT

> A Prof.ª Doutora Inês Amaral integrou o projeto internacional “Media in Action”, coordenado por Angela Rees (Pontydysgu Ltd) com financiamento da União Europeia. A coordenação da equipa portuguesa do projeto é da Professora Doutora Maria José Brites da Universidade Lusófona. A docente foi co-autora com Lilia Raycheva, Mariyan Tomov, Ivana Petrovic, Milica Vukelic e Svetlana Cizmic, da comunicação "Ageing women in the media mirror maze" apresentada na International Scientific Conference Media, Communications, Society. Strategic Communications and Media Environment" na University of National and World Economy em Sofia, Bulgária. A docente foi ainda júri da 10ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo promovidos pelo ObCiber.

> O Prof. Doutor Pedro Jerónimo encerrou o II Encontro de Profissionais de Comunicação da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano (Escola de Hotelaria de Setúbal, 12 de dezembro) com a conferência “A comunicação digital nos órgãos de comunicação social locais”. O docente foi júri da 10ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo promovidos pelo ObCiber.

Publicações de docentes do ISMT:

> Martins, António; Taborda, Daniel (2017). "Taxes and management: an introduction", e-book, Coimbra, Almedina, pp. 110

> Torres da Silva, Marisa; Figueiras, Rita; Brites, Maria José; Amaral, Inês; Marôpo, Lidia; Santos, Sílvio Correia; Jerónimo, Pedro; Espírito Santo, Paula; Pacheco, Liliana (2017). Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal. Estudos em Comunicação (25)1, pp. 177-199.

> Souza, Carlos; Martins, António (2017). Normas fiscais sobre Preços de Transferência: uma comparação entre Portugal e Brasil, Revista Jurídica Luso-Brasileira, V, p. 333-420.

Aconteceu no ISMT

PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Quem cuida de quem cuida? Um estudo exploratório sobre o perfil dos cuidadores informais e o suporte online e offline" > Juliana Filipa dos Santos Bernardo > 15 de dezembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Correlatos psicológicos de cuidadores informais e portadores de doenças neurodegenerativas" > Ana Isabel Ferreira > 12 de dezembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Avaliação da eficácia de um programa de reabilitação neuropsicológica grupal, nas variáveis cognitivas e emocionais" > Marcelo Costa > 12 de dezembro 2017

> Mestrado em Psicologia Clínica: "Trauma, impulsividade, suicidabilidade e ingestão alimentar compulsiva" > Ana Cláudia Miranda Ribeiro > 4 de dezembro 2017

DCADEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS DO ISMT

O Departamento de Comunicação e Audiovisuais tem o intuito de reunir numa só estrutura a cobertura de eventos realizados pelo Instituto Superior Miguel Torga, dando notoriedade às diversas atividades em suporte de áudio, vídeo e texto, através do online.

Consulte os últimos trabalhos do DCA aqui.

Investigação

DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO DO ISMT

A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social tem aberto um call for papers até dia 15 de janeiro. A revista encontra-se indexada na Dialnet e classificada na Latindex e foi agora indexada na DOAJ.

OIMT

OBSERVATÓRIO DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ISMT

> O Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho (OIMT) divulga oportunidades de emprego, projetos de empreendedorismo, formação e voluntariado e todas as informações necessárias a quem procura o seu primeiro emprego.

> Consulte aqui as sugestões publicadas regularmente pelo OIMT.

CONTACTOS

Instituto Superior Miguel Torga
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Tel: (+351) 239 488 030
Fax: (+351) 239 488 031
Site
Email: ismt@ismt.pt
Email Newsletter: newsletterismt@ismt.pt
Consultar a Newsletter nº 59 (novembro. 2017)

FB TW